...

...

sexta-feira, 19 de março de 2010

Do outro lado do mundo


Antes de me formar eu pensei: e agora José? O que fazer?

Percebi que, apesar de estar quase formada em relações internacionais, nunca em minha vida tinha chegado nem perto de uma fronteira do Brasil. Vi que eu necessitava de uma experiência no exterior pra desenvolver ainda mais algumas habilidades, como oratória, comunicação, etc. Resolvi, portanto, participar, no meu último semestre, do processo seletivo da AIESEC.

A AIESEC é uma organização internacional formada por estudantes e recém formados, cujo objetivo principal é o desenvolvimento de liderança em seus membros, e o meio principal para que isso aconteça é a realização de intercâmbios nos países em que está inserida. Para saber mais, acesse www.aiesec.org.br. Passei no processo, e vi que podia buscar oportunidades em muitos lugares do mundo (A AIESEC está presente em mais de 100 países do globo).

O processo de escolha do intercâmbio é responsabilidade da pessoa que irá realiza-lo. É logico que você recebe muita ajuda, mas no fim das contas, que escolhe a vaga, o trabalho e o país é quem vai viajar. Meu processo de escolha durou mais ou menos um mês. Fiz entrevistas para três lugares diferentes: Polônia, México e China. Passei nas entrevistas da Polônia e da China. Estou na China agora.

Meu trabalho aqui é dar aulas sobre desenvolvimento sustentável e apresentações culturais sobre o Brasil. Uma “job” bem interessante, visto que durante a graduação sobre temas de sustentabilidade sempre me chamaram atenção, e agora vou aprender sobre isso num dos países de maior crescimento econômico do mundo! Mas, se tão achando que possuo um mandarim fluente, estão muito enganados! Tudo será realizado em inglês. é uma oportunidade dos alunos do ensino médio daqui praticarem o idioma, e de intercâmbio para trainees do mundo inteiro.

Nem vejo a hora de começar! Fazem mais ou menos 24hrs que estou no país, e hoje será meu primeiro dia de treinamento.

----

Ana Carolina Godoy, trainee na China. Acompanhe mais em http://anacgodoy.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário