...

...

terça-feira, 16 de março de 2010

Índia



Conheci a AIESEC em 2007 por meio da Letícia, que fez parte do grupo inicial que formou o escritório, junto com a Bê, Aline, Isa e Pedro. Posso afirmar que essa descoberta foi fundamental não apenas para minha vida universitária mas para toda a minha carreira. Fundar um escritório em uma cidade nova, com pessoas que não conhecia anteriormente, trazer novos membros pra organização, ser responsável pelos intercâmbios e pelo desenvolvimento destes, isso e muitas outras coisas fizeram da @ a melhor experiência que tive na universidade.

Após ter deixado a presidência, continuei envolvido com o escritório em diversas atividades (organização de conferências, estabelecimento de novas áreas), enquanto ficava cheio de orgulho pelos resultados que antingíamos. Trabalhei também em projetos com a AIESEC Internacional em duas ocasiôes, onde tive o prazer de trabalhar com pessoas de diferentes países e pontos de vista.

Sem contar que todo esse processo foi muito divertido, já que sempre me preocupei em criar um ambiente criativo que fizesse com que as pessoas tivessem entretidas enquanto trabalhavam. Junto com isso vieram grandes amizades que fiz e mantive, sem alienar as que tinha "fora da AIESEC".

Terminando minha graduação, vinha a famosa dúvida: "e agora?" Ao contrário de muitos da universidade (inclusive da AIESEC), não tenho interesse de trabalhar em grandes empresas (pra ser sincero, em empresa nenhuma) e via no intercâmbio da AIESEC a oportunidade de ter uma experiência intensa no terceiro setor ao mesmo tempo que entrava em contato com uma cultura muito diferente da minha, onde poderia ter simultaneamente um grande aprendizado profissional e pessoal.

Atualmente estou em Jaipur, Índia, trabalhando em uma ONG chamada SATYA, onde sou responsável pela elaboração de propostas, relatórios e também estou coordenando um workshop direcionado aos membros do poder judiciário local e ao governo estadual do Rajastão. Moro com pessoas de 12 países diferentes, além de conviver com dezenas de intercambistas espalhados pela cidade, ao mesmo tempo que descubro a cada dia um pouco mais sobre a India, sua cultura e suas pessoas.

Não digo que a AIESEC é a única oportunidade, longe disso. Mas digo que se tem vontade de participar de um ambiente dinâmico de aprendizado, conhecer pessoas fantásticas enquanto contribui pra socidade, é díficil fazer melhor escolha.

Um grande abraço pro pessoal da UNESP,


Ivan

PS: se quiserem acompanhar um pouco mais do meu intercâmbio, acessem meu blog, eu sei que deveria atualizar mais frenquentemente, mas é que aqui acontece tanta coisa que em vez de ficar escrevendo prefiro viver o que "deveria escrever".

Nenhum comentário:

Postar um comentário